Disfunções sexuais: Conheça as principais

A sexualidade já ocupa de forma consolidada um espaço no bem-estar do ser humano, afinal, sua importância já foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Ela é, sem dúvida, essencial para nossa autoestima, saúde e para nossa satisfação com a vida.

No entanto, para que possamos exercer esse aspecto plenamente é preciso vivenciar o prazer de forma saudável e completa.

Mas, como podemos chegar nesse patamar se durante anos o sexo foi considerado um tabu em nossa sociedade? 

Afinal o ocidente cresceu sob o aspecto do sexo procriativo e do prazer como pecado. Por exemplo, durante a idade média o simples pensamento erótico era considerado pecaminoso e as relações íntimas eram exclusividade dos casais casados, apenas para ter descendentes. 

E essa crença foi mantida por séculos, mas pouco a pouco ela passou por transformaçõez.  Ora mais recatada, ora com um pouquinho mais de liberdade. 

Mas, sempre repleta de inseguranças e tabus. 

Isso perdurou até o século XX, principalmente após o surgimento da AIDS. Nesse sentido, abordar a sexualidade e a saúde sexual se tornou uma pauta essencial para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. E embora nessa fase o prazer tenha conquistado seu espaço, ainda assim ficava em segundo plano se comparado ao medo de ter um filho ou de contrair uma doença. 

A questão é que séculos de repressão geraram marcas até hoje, principalmente quando somamos a isso experiências anteriores negativas, falta de conexão com o corpo, inseguranças e outros desafios íntimos de cada pessoa. E é nesse ponto que surgem as disfunções sexuais.

Elas são condições que limitam nosso prazer, nossa capacidade orgásticas e nosso desempenho sexual. 

Por isso, no post de hoje falaremos um pouco mais sobre o assunto e você descobrirá como a Terapia Tântrica pode ajudar a driblar essa questão. 

Vamos começar? 


O que são disfunções sexuais?

As Disfunções são problemas que afetam diretamente e negativamente a vida íntima de pessoas de todos os gêneros e orientações sexuais. 

Elas podem ser relacionadas com a resposta sexual, com a libido, o prazer ou até a presença de dor durante os momentos íntimos. 

Existem inúmeros tipos e todos eles são fenômenos multifatoriais, ou seja, com diversas origens. Dessa forma, algumas podem ser desencadeadas por fatores físicos, por determinadas medicações, hábitos de masturbação ou até por questões psicológicas. 

Para compreender melhor esse aspecto, detalharmos um pouco mais a seguir. 


Disfunções Sexuais de pessoas com vulva

Disfunções Sexuais de pessoas com vulva sãoais comuns do que se acredita. Isso porque a falta de orgasmo e até a dor durante a penetração (com os dedos, dildos ou pênis) é um sinal desse questão. 

Dessa forma, as questões que mais atingem as pessoas com vulva são:

  • Vaginismo: caracterizada por contrações involuntárias da musculatura vaginal, ela pode ter vários níveis e variar entre um desconforto até não conseguir receber qualquer tipo de penetração. 
  • Anorgasmia: aqui temos a falta de orgasmos. Ela pode ser absoluta, ou seja, a pessoa nunca teve um orgasmo. Ou condicional, em raras ocasiões ela consegue atingir o ápice. Mas, é a minoria das vezes. 
  • Dispareunia: é a dor durante as relações. Embora possa também acometer pessoas com pênis, é mais comum nas com vulva. Vale lembrar que para caracterizar essa disfunção é preciso afastar qualquer possibilidade de doença ginecológica. 

As Disfunções das pessoas com vulva pode estar associada a questões circulatórias que dificultam a estrutura da Yoni (vulva) receber a quantidade de sangue necessária para o prazer. Além disso, também está vinculada a questões como: 

  • Traumas;
  • Inseguranças;
  • Medo do julgamento;
  • Crenças limitantes.
  • Dentre outras origens mentais. 


Disfunções Sexuais de Pessoas com pênis

As Disfunções Sexuais de pessoas com pênis também possuem as mesmas origens. Assim, podem ser físicas, quimicas (desencadeadas por medicações) ou com raiz psicológica.

Por exemplo, remédios antidepressivos, anti-hipertensivos e antiandrógenos podem ocasionar disfunção erétil. Da mesma forma que doenças como diabetes e hipertensão produzem o mesmo efeito.

As principais questões que afligem as pessoas com pênis são: 

  • Ejaculação precoce: caracterizada pela Ejaculação que acontece de forma antecipada, antes ou pouquíssimo tempo após a penetração. 
  • Disfunção erétil (ou impotência sexual): é incapacidade de ter ou sustentar uma ereção. Ela pode impactar a pessoa de várias madeiras. De modo que impede completamente uma ereção ou dificulta a sustentação dela. 
  • Ejaculação retardada: ao contrário da precoce, a pessoa não consegue atingir o orgasmo e pode demorar várias horas para chegar a esse estágio de prazer. 

E embora as causas também sejam variadas existe uma abordagem terapêutica que traz a série de benefícios de forma totalmente orgânica: a terapia tântrica.


Como a Terapia Tântrica ajuda nas disfunções sexuais? 

A Terapia Tântrica é uma abordagem que permite as pessoas dissolverem as perturbações psicológicas e psicofisiológicas que são a origem das disfunções sexuais

Isso porque as técnicas empregadas pelo terapeuta remodelam a mente por meio da criação de novas sinapses, as quais ensinam ao seu cérebro novos caminhos para o prazer enquanto se desfaz dos caminhos indesejáveis.

Isso significa que uma pessoa pode se libertar gradativamente de suas disfunções sexuais e, aos poucos, descobrir a nova realidade em sua vida íntima. 

Está em busca desse tipo de cura e transformação? Conheça mais sobre o assunto!

Centro de Massagem Tântrica em São Paulo.

Estamos localizados no bairro Jardins em São Paulo, Campinas e Brasília. Conheça os nossos serviços e nosso time de terapeutas que vão te ajudar.

Acompanhe nas redes sociais

E-BOOK GRATUITO

GUIA DE CARREIRA: TERAPEUTA TÂNTRICO

Tudo o que você precisa saber sobre a profissão e o mercado de trabalho.